sexta-feira, 22 de julho de 2011

Algumas leituras de hoje, Miss 2011 e Misoginia

--Texto 1:

"Hoje de manha eu vi no portal do Yahoo! um link falando das candidatas a Miss Brasil 2011 que nao tem silicone. Abri, conferi e como nao estava fazendo nada mesmo, fui ver as fotos das-todas-as-candidatas.

E pasmei!

Simplesmente NENHUMA candidata negra.

Todas as candidatas seguindo um padrao que tornou muito dificil para mim estabelecer algum criterio de beleza, uma vez que todas as candidatas tem cabelos castanhos, longos, lisos/semi-ondulado/permanente visivel, e pele clara. Nao tem nenhuma candidata negra. Nem a Miss Bahia eh negra, levando-se em consideracao que uma boa parcela da populacao negra se localiza no estado bahiano. Nem ela.

Ao ver essas mulheres representarem o “padrao de beleza da mulher brasileira” destacado no concurso Miss Brasil 2011, acho impossivel nao pensar em racismo, especialmente quando 50,3% dos 184 milhoes de brasileiros sao negros(e pardos) (fonte aqui)

Racismo velado tipico da sociedade brasileira, infelizmente.

Ah! MAs importante lembrar que a Miss Noruega 2010 era… NEGRA! "

Miss Noruega

Fonte
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

--Texto 2:
"A análise que faço do machismo hoje no Brasil, e talvez na América Latina, é de que ele é um tipo de misoginia. O machismo nosso hoje é uma aversão pelo feminino. "
"Odiamos o feminino na medida em que exaltamos o masculino. Aprendemos que ser masculino é mais importante que ser feminino. Ser masculino é prestigioso. Também criamos toda uma concepção do que é ser feminino. Ser feminino é ser sentimental, é ser frágil, é ser sensível, entre muitas outras coisas."
"Portanto, ser feminino não é apenas possuir uma vagina. Mas quem possui uma vagina sofre em dobro, porque se espera dessas pessoas um comportamento feminino. Essa forma de machismo se manifesta por todos os lados e inclusive dentro dos movimentos de minorias. "
"O gay afeminado também pode vir a sofrer deste preconceito dentro do próprio coletivo do qual faz parte, porque os gays não afeminados podem estar inseridos nessa lógica do machismo."" Mas o engraçado disso tudo é que os gays percebem que eles são oprimidos pela sociedade heteronormativa. Os gays podem perceber que o machismo os oprime. Mas eles podem não percebem que até eles mesmo são opressores quando lhes toca. O machismo só é percebido quando se infringe uma norma heterossexual: a de que homens se relacionam com mulheres. Contudo, o machismo não é percebido quando ele infringe uma conduta homonormativa: o de que gays devem ser masculinos. "

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mais um adentro, desta vez meu:
As Miss Brasil de praticamente todos os tempos(existe algumas exceções...) são muitooooo iguais, não existe variedade, é como se fala-se "olha mulher, vc tem que ser assim para ser bonita" , e com isso muitas mulheres ficam insatisfeitas com seu corpo, ja que se coloca um modelo (que coincidentemente é o modelo de mulher das classes mais ricas) para as outras mulheres, claro que isto não é so para mulheres, mas elas são mais afetadas por esta cobrança já que existe uma logica machista(uma de muitas logicas machistas, a desta vez é a de que...homens são validados por atitudes, e mulheres por aparência).
Alem disto, qual o motivo de um concurso de beleza? Dizer qual é a mulher mais bonita do pais,
se neste concurso, praticamente todas as candidatas são iguais, então isto seria claramente uma tentativa de inserir um padrão de beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário