segunda-feira, 20 de junho de 2011

Os Conflitos sociais gerados pela intolerância religiosa

(...) “religião procura dar sentido e motivo a quem somos ela está inextricavelmente ligada aos componentes diferentes da identidade humana, da mais básica como família, através dos componentes mais largos de comunidades, grupos étnicos, nações e povos, aos componentes mais amplos de humanidade e criação como um todo. Esses componentes da identidade humana são blocos do nosso bem-estar psiquico-espiritual, e os negamos por risco nosso. Cientistas que estudam a condição humana moderna apontaram para quanto justamente a contracultura, abuso de drogas, violência, cultos, etc. são procura por identidade na parte daqueles que perderam as suas bússolas tradicionais de orientação”.

“No relacionamento entre religião e identidade, os componentes ou círculos dentro dos círculos da nossa identidade afirmam quem somos, mas por definição afirmam no mesmo tempo quem não somos! Se a percepção da distinção e diferença estiver vista positiva ou negativamente, depende do contexto em que encontramos ou percebemos a nós mesmos”. (Rábi David Rosen)

Nestes fragmentos retirados do texto: “Religião, Identidade e Paz no Médio Oriente” de Rábi David Rosen é possível perceber a forte relação de identificação com a religião pela qual o indivíduo opta e as diferentes concepções estabelecidas entre elas. Durante todo o desenvolvimento do texto o autor busca responder a uma pergunta fundamental: Porque é que, em muitos contextos de conflito no nosso mundo, religião aparece fazer mais parte do problema do que da solução? E relacioná-la com os fatos que acontecem na atualidade, principalmente no Oriente Médio.

Para quem tiver interesse em obter mais conhecimento sobre esse assunto, acesse o site:

http://www.jcrelations.net/pt/?item=2615

Através deste link você pode ter acesso à leitura completa do texto em questão.

Para reflexão são sugeridos dois vídeos:

1 – Conflitos Religiosos no Oriente Médio




Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=2g-sxQY9UEE

2 - O Conflito no Oriente Médio

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=UGMliX43CgI

A partir das ideias expostas nos vídeos, percebe-se que uma das regiões que apresenta com freqüência conflitos políticos, étnicos e principalmente religiosos do pós-guerra é o Oriente Médio. Essa parte do globo terrestre transformou-se em um cenário de impasses, guerras e disputas ideológicas entre os diferentes povos que habitam esses países. Vale ressaltar que os conflitos de maior proporção são os que ocorrem entre árabes e israelenses concretizados por uma guerra civil do Líbano e também entre Irã e Iraque.

“Talvez a tolerância religiosa e principalmente o respeito seriam os primeiros passos para repensar todas essas questões e também evitar mais mortes por causa de diferentes ideologias sagradas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário