domingo, 12 de junho de 2011

Subdivisões do patriarcado

Bom, no patriarcado mulheres devem ser sempre: emocionais e delicadas ou serão "masculinas" e devassas, enquanto que os homens devem ser sempre: viris e firmes, porem não é tão simples assim.
Dentro do patriarcado existe uma escala de valores e no topo dessa escala existe um ideal, que é um homem ideal, tanto o que as mulheres buscam quanto, o que os homens desejarão ser, ele é o "macho alfa", porem não pode esquecer que ele é um ideal, e esse padrão muda de tempos em tempos, alguns homens chegam perto desse ideal e se tornam privilegiados, porem nunca serão ele completo, e no final sempre haverá uma forma de frustração, porque essa pessoa vai estar em dívida constante com o ideal que ele foi induzido a seguir, ou seja ele tentara ser o "macho alfa" a todo momento, com tudo na vida.
Abaixo do "macho alfa'' existe a "mulher do macho alfa" porem para essa mulher chega a esse nivel ela tem que se enquadra no padrão de beleza,ela pode até ganha vantagens em relação a outros homens e mulheres fazendo com que os outros e ela mesmo pense que está bem, mas na verdade, ela está constantemente lutando para se adequar ao padrão de beleza, muitas vezes destruindo o próprio corpo e mente.
Abaixo dessa categoria , está os homens que estão distante do ideal do "macho alfa", ou por não ter ter características que não se adequada ao padrão de "macho alfa" ou por não conseguir conquista a mulher do topo do padrão de beleza.
Abaixo desses homens estão as mulheres que estão distantes do padrão de beleza, e abaixo delas todo os outros tipos como exemplo os homo-sexuais... ou seja todo o resto que esta longe dos ideais construídos dentro dessa estrutura social.
A sociedade patriarcal pode subdividir as mulheres pela forma do seu corpo, algumas são mais bonitas e outras mais feias, porem essa visão não acontece para os homens, nos homens existe a subdivisão de o quanto mais perto ou mais longe ele esta do padrão "macho alfa".
E por fim existe a visão de mulher puta ou santa, se ela não é puta então ela é santa, e o "macho alfa" busca a santa para casar e a puta para trair.
Claro que esse padrão e altamente repressivo em nossa sociedade, e ele também foi criados com anos e anos de tv e revistas, se fizerem uma busca na internet é possível encontrar milhares de guias de ,como ser mulher e como ser homem, mas isso so prova mais ainda que esses padrões são construção social, o machismo é algo comum e normal na sociedade patriarcal.

Vale apena lembrar que as visões expostas, são ligadas com meu ponto de vista, e a intenção é gerar um debate sobre os problemas e influencias do patriarcado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário