quinta-feira, 2 de junho de 2011

O caso da Homofobia no Brasil

Algumas questões para refletir:


Você é a favor da criminalização da homofobia?
Qual a sua opinião sobre o Kit anti-homofobia?
Você acha que no Brasil existe preconceito?
E se existe preconceito, ele é em sua maioria demonstrado abertamente ou mascarado?


Demonstração de preconceito “disfarçado”

O caso da Homofobia no Brasil


Um só país, várias culturas.


Brasil não é um país com uma cultura única ou restrita a alguns costumes. Cada região brasileira tem costumes, crenças e tradições diferentes, e até mesmo dentro do limite de uma determinada região existem aspectos culturais divergentes. Mesmo o país sendo multicultural muitos julgam os que não se enquadram no mesmo padrão “comum” pré- estabelecido pela sociedade. Praticando dessa forma o preconceito o que inevitavelmente leva a discriminação. Entretanto essa demonstração no Brasil por vezes não se dá abertamente, pois muitas pessoas têm preconceitos e fingem que não. Ou seja, no Brasil a discriminação é disfarçada de igualdade.
A dificuldade existente é a de como garantir a igualdade entre todos, sem desrespeitar ou restringir as diferenças dos indivíduos.
Assim sofrem discriminação os indivíduos que estão acima ou abaixo do peso, ou seja, que estão fora do padrão estético; pessoas de etnias diferentes, classes sociais, de outras religiões e crenças, pessoas que possuem outra opção sexual.


O que é homofobia?

Entende-se homofobia como o termo usado para a manifestação de sentimentos como medo, ódio irracional, aversão contra os indivíduos que possuem uma atração afetiva por pessoas do mesmo sexo. Sendo esse sentimento a base para a discriminação contra gays, lésbicas, bissexuais entre outros. Por vezes a expressão dessa aversão se dá através de atos preconceituosos tais como: a exclusão social do indivíduo, xingamentos através de vocabulário ofensivo, chegando até a casos mais extremos em que esse ódio irracional se manifesta por meio de atos violentos.





Casos de Homofobia na mídia

Essa problemática tem ganhado espaço na mídia em casos de ataques a homossexuais, segue um exemplo:

“Um grupo formado por quatro menores e um jovem de 19 anos, todos de classe alta, agrediu com socos, chutes, pauladas e lâmpadas fluorescentes três pedestres que caminhavam na avenida Paulista. Agressão foi motivada pelo fato de as vítimas serem ou estarem acompanhadas de homossexuais. Na mesma noite, o mesmo grupo teria atacado ainda outros dois jovens também na avenida Paulista”.



*Fonte: Uol notícia, Cotidiano “veja a cronologia recente dos casos de homofobia no país”
Disponível em:
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/12/10/veja-a-cronologia-recente-dos-%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20casos-de-%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20homofobia-no-pais.jhtm ; acessado no dia 02/06/2011



Link para um cronologia feito pela UOl Notícias, Cotidiano mostrando os recentes casos de homofobia:

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/12/10/veja-a-cronologia-recente-dos-casos-de-homofobia-no-pais.jhtm

Essa repreensão da sociedade faz com que muitas pessoas se oprimam e escondam sua opção sexual com receio de represálias. Essas represálias muitas vezes são realizadas pelos próprios familiares. Obrigando essas pessoas a abrir mão de sua personalidade em função da pressão externa exercida sobre eles.

“A homofobia é como o racismo, o anti-semitismo e outras formas de intolerância na medida em que procura desumanizar um grande grupo de pessoas, negar a sua humanidade, dignidade e personalidade." - Discurso de 1998 da ativista e líder dos direitos civis Coretta Scott King

* fonte: Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Homofobia . acessado em 02/06/2011



Link para a reportagem:


“Evangélicos barram votação de projeto contra homofobia”



A polêmica do Kit anti-homofobia

Esse tema tem causado grande polêmica, dividindo opiniões entre a distribuição ou não aos alunos. A questão levantada é acerca do conteúdo do Kit e o modo comse é discutido nos vídeos. Ou argumento é se esse Kit não poderia gerar mais preconceitos com suas exibições.




A seguir trechos da reportagem:



“ Veja vídeos do kit anti-homofobia do MEC” do Correio do Estado.

“Um kit anti-homofobia do Ministério da Educação (MEC) vem causando polêmica no Congresso. O material que trata de homossexualidade é composto por uma cartilha e três vídeos e deve ser distribuído em turmas do ensino médio de 6 mil escolas. Alguns deputados já demonstram revolta diante o material desde o ano passado”.

(...)


A elaboração do kit é uma das ações do Programa Brasil sem Homofobia, lançado pelo governo federal em 2004. Seu conteúdo foi definido por ONGs a pedido do MEC. Segundo a coordenadora de elaboração do kit, Maria Helena Peres, o kit serve como guia para professores que queiram tratar o assunto com alunos e com a comunidade acadêmica.


“O preconceito parte de todo lugar, inclusive de funcionários, então a ideia é levar a discussão para a sala de aula e para reuniões de pais e mestres”, explica.


Maria Helena conta que a cartilha traz conceitos teóricos relacionados à sexualidade. Ela explica, por exemplo, o que é gênero, homossexualidade e diversidade sexual. Além disso, traz sugestões de oficinas que podem ser feitas nas escolas e dicas de filmes que tratam sobre o assunto.


O guia do professor é acompanhado por três vídeos que podem ou não ser apresentados ao aluno. “A ideia é que se faça uma discussão a partir dos vídeos, mas a exibição deles fica a critério do professor”, diz.


Para ver a reportagem na integra e assistir aos vídeos acesse:
http://www.correiodoestado.com.br/noticias/veja-videos-do-kit-anti-homofobia-do-mec_111320/


Por: Sandy.



Nenhum comentário:

Postar um comentário