Um dos grandes problemas da sociedade é a estrutura patriarcal, estrutura essa que oprime homens e mulheres, forçando eles e elas a seguirem um "sistemas de normas". Segundo Judit Butler, o patriarcado é a divisão de dois gêneros, o masculino e o feminino, ou seja, o jeito de ser mulher ou homem (através da observação da Tatyane:"Butler indicava, assim, que o sexo não é natural, mas é ele também discursivo e cultural como o gênero"),ou seja a atitude masculina ou feminina, o pensamento feminino ou masculino que é o gênero.
O gênero cria o que vemos no corpo, e no patriarcado determina que mulheres devem ser sempre: emocionais e delicadas ou serão "masculinas" e devassas, enquanto que os homens devem ser sempre: viris e firmes.
Porem essas criações do patriarcado não corresponde a realidade, mas são condicionadas na infância(os brinquedos são sexistas, bonecas para meninas e carros para meninos), e isso gera muita infelicidade a quem não correspondem a essas exigências.
O patriarcado não é só o machismo, mas o patriarcado engloba o machismo, junto com muitos outros fatores,como um exemplo de outro fator seria a violência contra as mulheres, como demonstrado nesse estudo: http://revistapraedicatio.inf.br/download/artigo06.pdf
Pelo fato da cultura Patriarcal defender apenas dois sexos, quem sai fora dessa linha pode vir a sofrer atos de violência, discriminação e etc(exemplo os homossexuais).
O padrão de beleza também é provavelmente criação do patriarcado, já que quem mais é beneficiado com esse padrão é o homem(por exemplo:o homem não tem "obrigatoriedade" de passa a cera quente na perna)
É possível até que o patriarcado faça a historia ser vista com o olhar masculino, e os maiores cientistas serem homens.
E tecnicamente não mudaria muita coisa se o machismo sumisse mas a estrutura patriarcal continuasse(já que o grande problema é a própria estrutura patriarcal)
O machismo são discursos e atos que só existem dentro da sociedade patriarcal.
Existe pessoas que colocam o homem(gênero masculino) como um ser "selvagem" por natureza, porem ao apoiarem esta idéia, eles fortalecem a estrutura patriarcal, já que esse discurso apoiá a defesa de estupradores, que falam que estupraram alguém(na grande maioria mulheres), porque ela estava dando bola ou vestida de forma provocante("e ele é um selvagem mesmo vai fazer o que né").
Mas o problema não é que ele é um selvagem, mas é que a estrutura da sociedade é patriarcal e ele cresceu nesse mundo e essas idéias do patriarcado afetaram uma parte da psyque dele.
O Feminismo
Bom para não gerar problemas, vou definir oque é feminismo:
Feminismo é o movimento de cunho social, filosófico e político que tem como objetivo combater o patriarcado.
È possível observar que a definição de feminismo não tem nada haver com a definição de machismo(relembrando "O machismo são discursos e atos que só existem dentro da sociedade patriarcal.") a não ser que uma das coisas que o feminismo combate é o machismo.
Muitas pessoas falam que as feministas querem dominar o mundo, só que se elas querem dominar, não pode ser definidas como feministas(já que a busca do feminismo resulta na igualdade de gêneros).
Outro problema é gente que se sente incomodada com discursos feministas, bom "Se o discurso feminista te incomoda, se você se sente "patrulhado" pelas "feminazis" "mal-comidas", se você mudou seu comportamento por causa disso, então, sim, talvez sem nem saber, talvez contra a sua vontade, vamos encarar os fatos, você é machista." (fonte: http://www.interney.net/blogs/lll/2010/12/17/feminazi/).
E por ultimo: O assunto não é você "Fala-se de feminismo, e lá vem: "essas feministas são muito histéricas, eu jamais me incomodaria da minha chefa passar a mão na minha bunda", "minha mãe foi dona-de-casa a vida inteira e muito feliz".
O assunto não é você."(fonte:
http://www.interney.net/blogs/lll/2011/01/23/o_assunto_nao_e_voce/).Bom, vale apena lembrar que as visões expostas, são ligadas com meu ponto de vista, e a intenção é gerar um debate sobre os problemas e influencias do patriarcado, até mesmo os objetivos do feminismo pode ser diferentes dos expostos aki, porem a base do que é patriarcado e feminismo, foram expostos aki.
Bibliografia:
O que é feminismo(de Jacqueline Pitanguy e Branca Moreira Alves)
Problemas do Gênero: Feminismo e Subversão de Identidade( de J. Butler).
Obrigada pela dica, Tatyane .
ResponderExcluirEu escrevi sem passar por correção e nada, então algo acaba passando batido. Além disto, como vc faz uma pesquisa sobre Judith Butler, certamente vc tem muito mais autoridade para falar dela do que eu.Vou colocar essa sua observação.
Bem vinda ao nosso blog =]